7 Dicas Para Escolher Mobília Para Restaurante

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7 Dicas Para Escolher Mobília Para Restaurante

Ir a um restaurante deve ser uma experiência gastronómica.

Desde o momento em que entramos ao momento em que saímos, devemos deixar-nos levar pelo ambiente, pelo staff e pela comida, numa viagem única que se torne memorável ao ponto de lá querermos voltar e de recomendarmos essa mesma experiência a outras pessoas.

Uma restaurante nunca fará sucesso se não tiver em conta esses 3 componentes da experiência. E a verdade é que para abrir um novo restaurante implica que tenhamos imensas coisas em conta. A localização certa, o staff, a ementa, as receitas, a burocracia, o marketing e muito mais coisas.

No meio de tudo isto, por vezes a decoração pode parecer trivial. Mas na verdade não é.

É uma parte importante demais para a experiência do cliente para que não seja tida em consideração, mas também não é tarefa simples. Mesmo falando apenas das mesas e das cadeiras e ignorando tudo o resto – em prol do nosso argumento – são várias as questões que têm de ser levantadas para termos a certeza de que fizemos a escolha certa.

Coisas como:

  1. Preço
  2. Design
  3. Funcionalidade
  4. Constrangimentos Espaciais

São quatro parâmetros que exemplificam que, se queremos pender a balança para o lado do sucesso, há muito mais coisas em que pensar, e no que toca à mobília, não é pegar e levar.

Por isso deixamos 7 dicas a ter em conta para mobilar o seu estabelecimento.

1 – Escolha a Mobília a Condizer Com a Ementa

O seu restaurante conta uma história! Lembre-se que vai receber o seu cliente para uma experiência gastronómica, e como tal deve preparar todo um ambiente a condizer com as emoções que lhe pretende transmitir.

É o típico caso de “os olhos também comem” mesmo antes de terem entrado no seu estabelecimento. E se tiver isso em conta está a posicionar-se para o sucesso mesmo antes de abrir. Pode ter o melhor cozinheiro do Mundo, mas se a sua decoração disser o contrário vai ser muito mais difícil.

Por isso pense, que tipo de cliente quer? Que tipo de emoções lhe quer criar?

Um ambiente calmo e acolhedor? Uma atmosfera trendy e minimalista? Um espaço tradicional? Pense bem nisso e certifique-se de que a mobília está em harmonia com as suas intenções.

2 – FOQUE-SE NA FUNCIONALIDADE E NO CONFORTO

Claro que o design é importante para o sucesso de um restaurante, mas não é tudo. Enquanto estiver na fase de mobilar o seu restaurante nunca deve ignorar a funcionalidade do espaço.

Lembre-se que com regularidade vai ter de adaptar a disposição das mesas e das cadeiras de acordo com as necessidades dos seus clientes e por isso mesmo o design nunca deve estar acima da funcionalidade.

Quanto ao conforto também tem aqui um peso importante na decisão, principalmente se o seu restaurante incentivar a refeições longas. Nesse caso as cadeiras do restaurante devem ser pensadas de modo a beneficiar toda a experiência do cliente no seu espaço e no final da refeição, o conforto pode fazer uma grande diferença.

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3 – FACILITE A SUA PRÓPRIA VIDA

Como é que vê o seu espaço a longo prazo? Já pensou nos seus clientes, funcionalidade e conforto, mas agora é altura de ver quais são as melhores opções também para si.

Por exemplo, tem espaço suficiente para guardar as cadeiras, ou é um espaço pequeno? Faz sentido comprar cadeiras dobráveis? E que tipo de cadeiras vai querer? Com ou sem estofo? Porque se for com estofo talvez o melhor seja escolher um material fácil de limpar.

4 – ESCOLHA DISPOSIÇÕES DIFERENTES

Se tiver espaço suficiente pode ser interessante escolher áreas de disposição diferente para acolher diferentes tipos de clientes. Por exemplo, um lounge à entrada pode ser óptimo para quem apenas queira descontrair e beber um copo.

Diferentes tipos de mesas podem também ser pensados para diferentes tipos de clientes. Pode optar por mesas pequenas para receber casais e mesas maiores para receber grupos. Assim evitar andar a arrastar e juntar mesas pequenas para acolher grupos maiores.

5 – APOSTE NA DURABILIDADE

De certeza que a si também já lhe aconteceu ter aquele momento em que percebe que o barato sai caro.

E nós compreendemos a tentação das opções mais baratas, mas pense essas raramente são as apropriadas para uso profissional, e pode ver-se obrigado(a) a ter de trocá-las mais cedo do que esperaria.

Mesmo que seja um investimento maior, pense a longo prazo e opte por mobiliário de qualidade, duradouro e resistente, próprio para uso profissional.

6 – ORGANIZE O SEU ESPAÇO COM CUIDADO

Antes de tomar uma decisão final, trace primeiro um plano para organizar melhor a disposição do seu espaço. Pense nos momentos de muita afluência, como é que será a mobilidade entre a cozinha e a sala de refeições, entre as mesas, na entrada e no bar…?

Vai ser fácil para todos movimentarem-se, ou por causa da mobília vão andar uns contra os outros. Pense bem em todos os aspectos do espaço e facilite a vida para os seus clientes e empregados.

7 – O Pequeno Detalhe Que Faz Toda a Diferença: Borrachas

Já esteve num restaurante em que o barulho das cadeiras a serem arrastadas era constante? Pois é, um pequeno detalhe pode solucionar essa situação. Prenda borrachas aos pés das cadeiras e evite o barulho da fricção e riscos no chão do seu restaurante.

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