Como Escolher Cadeiras Para Escritório
Se já deu uma vista de olhos na nossa loja, sabe que temos uma grande variedade de produtos para espaços profissionais. O Mobiliário Para Escritório é uma das áreas em que a nossa oferta é vasta e que pode confundir as escolhas das pessoas mais indecisas – ou que ainda não sabem bem o que querem.
Se é uma daquelas pessoas que sabe o que quer, então talvez este artigo não seja para si. Se, pelo contrário, procura cadeiras para escritório mas não se consegue decidir, então vamos dar-lhe uma ajuda.
O que ter em conta antes de avançar
Trabalhar num escritório implica normalmente passar muito tempo sentado numa cadeira, em posições que colocam a nossa espinha dorsal em tensão. Por isso, ao comprar cadeiras para o seu escritório deve vê-las como um investimento para a saúde, a produtividade e o bem-estar dos seus trabalhadores.
Por isso, na sua busca pela melhor cadeira possível – dentro do seu orçamento – reconheça a importância de escolher apenas cadeiras ergonómicas, que suportem a zona lombar e promovam uma boa postura.
Que características devem ter as cadeiras para escritório?
De acordo com o site Spine Health, não existe necessariamente “a melhor cadeira”. Porém há alguns fatores a ter em conta para permitir a cada pessoa adaptá-la às suas necessidades.
- Altura do Assento: A altura das cadeiras para escritório deve ser facilmente ajustável, sendo a forma mais fácil de o fazer com um nivelador pneumático. Uma cadeira cuja altura varie entre os 40 e os 53 cm do chão será adequada para a maioria das pessoas. Esta capacidade de ajustamento vai permitir que o utilizador da cadeira possa estar com os pés no chão, as coxas na horizontal e os braços ao nível da secretária.
- Largura e Profundidade do Assento: O assento deve ter largura e profundidade suficientes para dar um suporte confortável a qualquer pessoa. A medida “standard” é entre 43 e 50 cm de largura e a profundidade deve ser suficiente para que o trabalhador possa encostar as costas no fundo da cadeira, deixando ainda cerca de 5 a 10 cm entre a parte de trás do joelho e o assento. A inclinação da cadeira também deve ser ajustável.
- Suporte Lombar: Esta característica é muito importante. A zona lombar da nossa espinha dorsal faz uma curvatura para dentro. Assim, ficar sentado durante muito tempo sem um suporte adequado para esta zona leva-nos tendencialmente a “derreter” no assento, colocando a zona inferior da espinha em tensão. Uma boa cadeira ergonómica deve ter uma zona lombar ajustável para que cada pessoa possa colocá-la de forma a ficar mais confortável.
- Material: O material do assento e das costas deve ser acolchoado o suficiente para nos permitir estar confortáveis durantes longos períodos de tempo. Ter um tecido que “respire” é preferível a superfícies mais duras.
O que dizem os especialistas?
Aprofundámos a nossa pesquisa e encontrámos as 10 dicas que os especialistas referem para escolher a melhor cadeira para o seu escritório:
- Boas Cadeiras de Escritório Têm Costas Completas – oferecem um suporte completo para as costas.
- As Melhores Têm Assento Em Cascata – em que a frente faz uma curva para baixo, prevenindo que fique a bater atrás dos joelhos.
- As Articulações do Utilizador Devem Estar Confortáveis a 90º – segundo o Dr. Matt Tanneberg se as costas, joelhos e tornozelos não estiverem confortáveis num ângulo de 90º a cadeira não é adequada para a pessoa.
- A Importância do Estofo (Quanto Mais Respirar Melhor) – deve ser confortável ao toque se vamos ficar sentados muito tempo. Não queremos que crie irritação, comichão ou que aqueça demasiado o corpo.
- A Cadeira Deve Ser Ajustável – para garantir uma posição confortável a cada pessoa.
- O Ajustamento da Cadeira Não Deve Necessitar de Ferramentas – para um ajuste fácil e rápido.
- Uma Boa Cadeira Suporta-nos Mesmo Que Não Tenhamos a Melhor Postura – isto é importante para evitar tensão nas costas e no pescoço, porque teremos sempre a tendência para nos sentarmos mal.
- O Assento Deve Ser Adequado Para O Encosto Funcionar – como já referimos, se o assento for muito grande ou a cadeira muito alta, mesmo com um suporte lombar os trabalhadores poderão ficar em esforço. Nestes casos, as pessoas têm tendência para se inclinarem para a frente para que os pés toquem no chão, sobrecarregando assim a espinha dorsal.
- Cadeiras de Topo Devem Permitir o Movimento – segundo uma das maiores empresas de cadeiras ergonómicas (Herman Miller), o movimento e as cadeiras que o encorajem ajudam a manter o fluxo de sangue e oxigénio no corpo. As melhores facilitam o movimento enquanto continuam a dar-nos suporte.
- Não Esquecer Os Nossos Braços e Ombros – segundo os quiropatas, este é um fator fácil de descurar, mas é igualmente importante. Se tivermos de encolher os ombros para apoiarmos os cotovelos nos braços da cadeira, é um sinal óbvio de que esta não é a adequada.
[…] Pode saber mais sobre os passos para escolher uma boa cadeira para o seu escritório em: http://mpcontract.pt/escolher-cadeiras-escritorio/ […]
[…] post Como Escolher Cadeiras Para Escritório appeared first on […]