Mobiliário Para Restauração – Os olhos também comem
Quando o assunto é “comer” os portugueses não brincam em serviço.
Um dos sectores mais afectados pela crise financeira foi precisamente o sector da restauração, mas assim que as coisas começaram a mudar de rumo foram também dos primeiros a receber o dinheiro extra dos portugueses. É um facto, os portugueses quando têm dinheiro no bolso gostam de comer fora, e Portugal tem dos melhores restaurante para o fazer.
Já pensaram bem? Uma gastronomia incomparável, um bom clima e um dos países mais bonitos do Mundo. Com estas condições que é que não gosta de ir jantar fora?
Mas não é por isso que os empresários deste sector se devem desleixar nas suas escolhas. Não basta um bom prato ou um menu barato para o sucesso de um restaurante. A atenção ao detalhe e ao ambiente é cada vez mais importante. E aqui pesa também o design de interiores e a escolha do mobiliário para restauração. Referir isto nunca é demais.
Seja qual for o posicionamento do restaurante – mais barato, mais caro – deve ter sempre isso em conta. É o que fazem os restaurante gourmet de topo, que conseguem criar pratos de muita qualidade a um ambiente de excelência. E os seus clientes não se importam de pagar mais (por vezes muito mais) por isso. Porquê?
Porque o valor que esses restaurantes oferecem aos seus clientes não está só na comida, mas sim em toda a experiência. Como nós dissemos num tweet:
Não é só no prato que os olhos “também comem”. O sucesso dos restaurantes está tão ligado à sua comida como ao seu ambiente.
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— MP Contract (@mpcontract1) January 29, 2018
E de facto não são só os olhos que comem. Por exemplo:
Uma vez entrei num restaurante em Vila Real para jantar. Dizer que fiquei sentado 20 segundos é muito. Nem cheguei a pedir. Levantei-me e saí.
Porquê?
- O restaurante não era arejado e com a cozinha fazia um calor imenso.
- Cheirava a óleo e peixe frito 200x mais do limite aceitável.
- No tempo que estive sentado, nenhum dos funcionários demonstrou qualquer interesse.
A par disto todo o mobiliário daquele restaurante era aquilo a que já estamos habituados.
- Não engana
- Não inova
- Não atrai
Como bom português, eu gosto de comer em restaurantes, e nunca saberei se ali comeria um dos melhores pratos da minha vida – mas parto do princípio que não – porque naquele estabelecimento nem me deu vontade de pedir.
Os olhos comem ainda antes de entrarem no restaurante, comem mal entram no restaurante, quando se sentam, quando falam com os empregados, quando recebem o prato, quando pagam e quando saem.
Pensar que os olhos do cliente alguma vez deixam de comer é um erro e é por isso que os empresários da restauração devem olhar para lá dos pratos e do atendimento. Tenham em atenção o ambiente, o design e a mobília.
Porque a cor de uma parede pode fazer a diferença, assim como uma mesa, uma cadeira ou até um acessório.
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