Uma Instalação Perfeita da Mobília Vai Entusiasmar Os Seus Clientes

cadeiras e mesas de restaurante

Uma Instalação Perfeita da Mobília Vai Entusiasmar Os Seus Clientes

Se tem um projecto de cafetaria ou restauração em mãos, quando estiver a pensar na disposição e no design, disponha as mesas do seu restaurante ou café apropriadamente, porque elas não só são as peças basilares para o design interior das secções do café ou restaurantes mas são também o ponto chave para o conforto visual dos seus clientes.

A abordagem que vai ter em relação às cadeiras e mesas desempenhará um grande papel no que diz respeito à aparência do restaurante/cafetaria. De facto, a disposição e a instalação dos assentos define também por vezes a cultura do espaço em si. O próprio design das cadeiras e das mesas também são bastante relevantes para a abordagem que quer ter ao restaurante ou café.

Dependendo do design por que optar, pode decidir ou influenciar qual será a estratégia do seu espaço para as pessoas que o frequentarão.

No entanto, o que precisa de compreender é o porquê da instalação das cadeiras e mesas ser tão importante:

mesas e cadeiras de restaurante

Porque é que as mesas e assentos da sua cafetaria ou restaurante são tão importantes?

Normalmente, as mesas e cadeiras são utilizadas para o conforto dos clientes. É nessas peças de mobiliário que depois de se sentarem, os clientes poderão descansar as pernas e os braços – pousando-os na mesa – para relaxarem.

Contudo, no que ao conforto diz respeito, é essencial verificar se as mesas não criam mais problemas para os clientes do que soluções. Um exemplo disso são as medidas das mesas que, em conjunto com as cadeiras, devem manter uma altura apropriada para que os clientes não fiquem a esbarrar nelas a qualquer movimento que façam.

Se o objectivo é ter um espaço que acolha os clientes e que prime pela hospitalidade, então não pode ignorar todos os factos que dirão respeito aos momentos e experiências que as pessoas passarão dentro do seu espaço, sendo que, na maior parte do tempo, sentadas.

Veja aqui 7 dicas para escolher mobília para o seu restaurante.

É verdade que a mobília de designers pode ser utilizada para realçar a beleza cénica do espaço, mas não podemos ignorar aqueles que são os principais objectivos do espaço. Desse modo, se olharmos para o café ou restaurante de um ponto de vista da gestão da hospitalidade, sabemos que todo o mobiliário do espaço precisa de ser tido em conta, e não só apenas de uma perspectiva estética.

Por exemplo, se quisermos melhorar ou alterar o conceito do espaço, fazê-lo parecer maior e mais amplo, mudar a disposição das mesas e cadeiras pode ser suficiente, mas mesmo assim, essas mudanças devem ser feitas de forma eficaz para garantir que a abordagem estética não é afectada.

Ao mesmo tempo, devemos garantir que a abordagem estética não se sobrepõe àquilo que falámos anteriormente – o conforto dos clientes. 

Queremos um espaço de restauração que entusiasme as pessoas, não queremos um museu. Se a estética da mobília se sobrepuser ao conforto, então poderemos ter muitas pessoas a entrar, mas poucas a permanecer – ou pelo menos a voltar.

O ideal é conseguir encontrar esse equilíbrio entre estética e conforto, e criar algo único que represente o ambiente que queremos transmitir às pessoas.

Mas na maioria dos casos, quando se quer fazer uma alteração estética os proprietários dos restaurantes apenas optam por alterar as cadeiras de uma disposição para outra, na tentativa de fazê-las parecer perfeitas.

Mas até que ponto deve ter-se em conta o ambiente?

Podemos pensar que a mudança ou diferença nas peças de mobiliário entre restaurantes e cafés não irá estorvar por aí além o ambiente do espaço se mantivermos o alinhamento apropriado da mobília. Porém, bem vistas as coisas, o ambiente num café e num restaurante é normalmente muito diferente, dada a variação do tipo de pessoas que os frequentam – podem até ser as mesmas pessoas mas em estados de espírito diferentes.

A atmosfera de uma cafetaria é muito mais descontraída em comparação com a de um restaurante. E não são apenas as cadeiras, mas também as mesas dos restaurantes que devem ser mencionadas neste aspecto.

Uma forma fácil de compreendermos essa diferença de ambiente é fazendo uma comparação entre as cadeiras. Por norma as cadeiras de restaurantes são mais pesadas do que as de café. E por isso mesmo é que as mesas as devem acompanhar. Não precisam necessariamente de ser mesas pesadas, mas pelo menos devem ser apropriadas o suficiente para suportar a “presença” das cadeiras.

Sejam cadeiras e mesas de café ou restaurante, no que à aparência diz respeito, elas devem ser colocadas de forma perfeita. (1) Adequadas ao que o espaço quer transmitir  (2) Alinhadas de forma apropriada (3) Criando um equilíbrio entre mesas e cadeiras, estética e conforto.

About the author

Posts Relacionados

cadeiras para escritório

Como Escolher Cadeiras Para Escritório

Se já deu uma vista de olhos na nossa loja...

espaço colaborativo escritório

Design Para Escritórios: 8 Tendências Para 2018

Em qualquer dia normal de trabalho existem milhões de pessoas...

como mobilar restaurante

7 Dicas Para Escolher Mobília Para Restaurante

Ir a um restaurante deve ser uma experiência gastronómica. Desde...

mobiliário para restauração

Mobiliário Para Restauração – Os olhos também comem

Quando o assunto é “comer” os portugueses não brincam em...

Deixar Comentário